Conhecendo melhor o Wordpress

Share it:

Muito antes de Johann Gutenberg inventar a imprensa e ainda antes da primeira Bíblia Sagrada impressa ser produzida em massa, os seres humanos foram instintivamente criando conteúdo. Civilizações escreviam suas experiências e histórias em rolos e em tomos maciços de mão. Em alguns casos, isso foi mais do que imagens nas paredes das cavernas.
Embora estes processos foram tediosos, eles encheram a necessidade humana de articular pensamentos e histórias para passar a próxima geração. A imprensa permitiu que os seres humanos escrevam em outro nível. O conteúdo escrito então agora pode ser transmitido de várias formas, como na literatura comercial, e é amplamente acessível.
Hoje, a través da internet, a humanidade tomou a produção para outro nível com plataformas de blogs e sistemas de gerenciamento de conteúdo. WordPress, um projeto desta evolução, surgiu como a plataforma preferida para a produção de conteúdos e continuamente evoluindo para satisfazer as nossas necessidades em constante com a constante mudança de conteúdo. Ele fornece um veículo para passar para baixo as histórias, relatos e lendas e contrastar agora com as futuras gerações de conteúdo web.
WordPress é gratuito e fácil de instalar, para que qualquer pessoa possa usá-lo sem muito esforço, também é open source, por isso os desenvolvedores podem tirar o código, reutilizá-lo e melhorá-lo.
De volta aos velhos dias de publicação na Web (circa 1995-2000), se você quiser ter um site, você precisava ter algum grau de compreensão do código para colocar o site em conjunto. Suponha-se ter um Web Site, onde você tinha que ser um geek(nerd) que pude-se se sentar, jogar na rede junto tendo o conhecimento da linguagem de marcação de hipertexto (HTML) e em seguida, se você fosse bom, mas muito bom o suficiente, talvez ter um web site que atraia muitas pessoas, difícil né?
É claro que, naqueles dias, "muitas pessoas" significava 300 leitores. Os motores de busca não foram projetados para atrair uma grande quantidade de conteúdo. Ao contrario de hoje, era impossível construir um site que tenha milhões de telespectadores, disseminados em toda a internet. Não tinha algo como um RSS (Really Simple Syndication) feeds, e que cada pagina seja trabalhada pelo conteúdo que existia nele.
O único conteúdo dinâmico que existia, era o conteúdo controlado por um banco de dados e os usuários usavam sites prefabricados especializados que existiam no momento, tudo estava na forma de sistemas BBS (Bulletin Board Systems). Os fóruns começaram a evoluir em torno de Usenet, uma forma primitiva de bate-papo, e as comunidades fechadas como a AOL.
Em 1999, Evan Williams (conhecido hoje como um empreendedor presistente por causa de seu envolvimento em grandes projetos como o Blogger, Odeo e o Twitter) e Meg Hourihan lançaram um novo serviço chamado Blogger.
Blogger que acabou sendo adquirido pelo Google, tornou-se o bisavô do moderno blog do dia e criou uma "corrida armamentista" entre rivais posteriores entre eles o SixApart (proprietário das plataformas MovableType, para citar alguns) e um punhado de outros arrivistas com menos concorrência.
A ascensão do Blog tinha começado.

A criação do WordPress:
Em 2001, uma nova plataforma open source de blogs b2/cafelog foi criada. O desenvolvimento ativo continuou até 2003, quando foi em grande parte abandonado. Um jovem blogueiro, fotografo e namorado da Universidade de Houston, estudante chamado Matt Mullenweg tinha sido um usuário do b2/Cafelog e decidiu, em 2003, junto criar um projeto -- um processo chamado bifurcação -- e foi nesse momento que nasceu WordPress 0.70.
Um ano depois, em 2004, WordPress lançou sua primeira atualização para mudar o jofo com a versão 1.2. Esta versão trouxe a arquitetura de fabulosos plugins e as aplicações de interface de programação mais conhecidas como API, que faz com que a plataforma WordPress seja tão flexível, A figura seguinte ilustra a evolução do WordPress e sua interface administrativa simples de sua versão atual.

Um tipo de plataforma rival, fez um movimento em 2004, que provocou um êxodo maciço para WordPress. Os criadores do MovableType tornaram seu software amplamente popular e o converteram a "pague-para-jogar", por assim dizer, cobrando tudo, até os mais pequenos blogs para entrar à plataforma. Embora eles reverteram esse movimento em 2008, uma grande parte dos blogueiros mais influentes da época mudou seus sites para WordPress (e por mudou-se quero dizer que mudou o blog para a nova plataforma e tornaram-se defensores muito vocais do "livre, open source" e de WordPress).
Mais tarde nesse ano, WordPress lançou a versão 2.0, que foi incluída pelo Debian Linux, uma distribuição popular do Sistema Operacional Linux. Como tal, a versão 2.0 continuou a ser mantida ao lado das mais recentes atualizações. A versão 2.0 adotou uma reedição completa dos principais componentes do núcleo do código e desde o aparecimento de um novo "editor de texto visual" , e depois continuou a ver grandes melhorias desde a sua criação inicial. A versão 2.0 tornou-se a pedra angular para cada lançamento até a versão 2.7 que foi lançada em 2008.

O ecossistema WordPress emerge:
Ao longo dos próximos três anos, WordPress adicionou mais recursos para a sua oferta, incluindo suporte para widgets, taxonomías e duas novas atualizações para a interface administrativa back-end. Além disso, o WordPress MU, ou WordPress Multi-User (uma espécie de equívoco) entrou em jogo.
Além do WordPress MU, outros pacotes de software complementares foram introduzidos para o preenchimento global, e permaneceu crescente a necessidade de blogueiros para se aventurar em outros aspectos da web 2.0. BuddyPress, um conjunto de plugins de WordPress MU que adiciona capacidades de redes sociais em um blog, tornou-se uma solução amplamente poular para redes sociais, baseadas em WordPress. bbPress forneceu uma solução para fóruns leve e útil que podia construir uma comunidade em torno de um tópico ou site. Depois o serviço Askimet foi lançado como uma solução para combater o fastidioso Spam que existia em torno dos blogs. Além disso, eventos da comunidade off-line, tais como WordCamp (comunidade organizada na cidade e "não conferencias" regionais ou conferencias vagamente organizadas como eventos), começaram a surgir, e os grupos de usuários do WordPress desenvolvida para suportar a extensa comunidade WordPress.

O futuro de WordPress:
Para todos os efeitos, de blogging e novos meios de comunicação o sinônimo é WordPress e soluções baseadas em WordPress. Desenvolvimento ativo e continuo tomando como roteiro para a expansão da plataforma atendendo a necessidade de uma mudança demográfica de blogueiros e desenvolvedores. Em quanto blogs começam a evoluir para redes sociais, o WordPress e WordPress MU irão se concentrar potencialmente elevando o poder de BuddyPress para cada Blog WordPress no planeta. Com a chegada de novas tecnologias web, a adoção de temas baseados em HTML 5 podem trazer um novo mundo de templates de interfaces para os usuários e designers. Tal como os desenvolvedores de PHP constroem soluções para a grande web, a escolha de WordPress como uma plataforma para o desenvolvimento pode continuar a expandir o alcance da plataforma além de blogs. Independentemente do que o futuro nos reserva. WordPress continua a assumir a liderança no fornecimento de soluções para a publicação na web.   
    
Aproveitando a comunidade WordPress:
Sem dúvida, a comunidade WordPress é composta por uma grande variedade de pessoas de diferentes níveis de habilidade. Na verdade, é a diversidade que faz a comunidade WordPress uma das comunidades mais fortes e mais vibrantes na web. Com o mailing list (listas de correio), fóruns de suporte, milhares de mensagens de blog com "como fazer", usando WordPress, e dezenas de eventos WordCamp organizados ao redor do mundo a cada ano, é claro que o WordPress, ao contrário de muitos outros projetos de código, tem uma comunidade autossustentável.

Suporte WordPress:
WordPress oferece um grande número de diferentes vias de suporte para usuários finais. Alguns são aprovados oficialmente e têm recursos doo projeto por trás deles, em quanto outros servem como locais onde se reúnem os usuários WordPress "fora dos livros."

Fóruns de Suporte:
A localização oficial baseada na web para suporte em um piscar de olhos são os fóruns de suporte WordPress que se encontram em http://wordpress.org/support/. Eles estão conformados por voluntários e fornecem uma maneira para que os usuários possam fazer perguntas e receber repostas. Os fóruns também permitem aos usuários procurar por outros incidentes que podem ajudá-los a resolver seus problemas.
Share it:
Location São Roque - SP, Brasil

história do Wordpress

hoje

php

plataforma CMS

tutorial php

tutorial wordpress

Post A Comment:

1 comments:

  1. Interessante tema para o todos os blogueiros de WordPress. Iniciantes também deveriam ler este articulo, sem dúvida muito proveitoso!!!

    ResponderExcluir