Para entender completamente Java, é preciso entender as razões existentes por trás de sua criação, as forças que a moldaram e o legado que herdará. Assim como as linguagens de computador bem sucedidas que vieram antes, Java é uma mistura dos melhores elementos de seu rico patrimônio combinados com os conceitos inovadores exigidos por sua única missão. Enquanto as demais postagens deste site descrevem os aspectos práticos de Java - incluindo sua sintaxe, bibliotecas chave e aplicações - este capítulo, explica como e por que surgiu Java, o que torna a esta linguagem tão importante e como ele evoluiu ao longo dos anos. Embora Java tornou-se inseparavelmente ligado com o ambiente On-Line de Internet, é importante lembrar que o Java antes de tudo é uma linguagem de programação. Inovação das linguagem de computador e desenvolvimento ocorre por duas razões fundamentais:
· Para se adaptar aos novos ambientes e usos.
· Para implementar aperfeiçoamentos e melhorias na arte da programação.
Lineage de Java
Java está relacionada com C++, que é uma descendente direta de C. A grande parte dos caracteres de Java são herdados de essas duas linguagens. É a partir de C, que Java deriva sua sintaxe. E muitos dos recursos orientados a objetos do Java foram influenciados pela C++. Na verdade várias das características definidoras do Java vem--ou são respostas a--seus antecessores. Além disso, a criação de Java estava profundamente enraizado no processo de refinamento e adaptação que vem ocorrendo em linguagens de programação de computador para as últimas décadas. Por estas razões, este capítulo analisa a sequencia de eventos e as forças que levaram a Java. Como você vai ver, cada inovação no design de linguagem foi impulsionado pela necessidade de resolver um problema fundamental que as linguagens anteriores não poderiam resolver. Java não é a exceção.
O nascimento da Programação Moderna C
A linguagem C sacudiu o mundo da informática. Seu impacto não deve ser subestimado, porque ele mudou fundamentalmente a maneira como a programação foi abordada e projetada. A criação de C foi um resultado direto da necessidade de um eficiente linguagem estruturado de alto nível que pudesse substituir o código de montagem durante a criação de programas de sistemas. Como você provavelmente sabe, quando uma linguagem de computador é projetado, os trade-offs são muitas vezes feitos, tais como as seguintes:
· Facilidade de uso versus poder.
· Segurança contra a eficiência.
· A rigidez versus a extensibilidade.
Antes de C, os programadores geralmente tinham que escolher entre as linguagens que otimizavam um conjunto de valores ou outros. Por exemplo, não obstante FORTRAN poderia ser usado para escrever programas razoavelmente eficientes para aplicações científicas, não foi muito bom para o código de sistemas. E enquanto BASIC foi fácil de aprender, não era muito poderoso, e sua falta de estrutura fez uma utilidade questionável para grandes programas. (Especificamente, dados os dialetos padrão de Pascal disponíveis na época, não era prático para considerar seu uso para um código em nível de sistemas.)Então, pouco antes da invenção de C, nenhuma linguagem tinha conciliado os atributos conflituosos que haviam perseguido os esforços anteriores. No entanto, a necessidade de uma tal linguagem estava pressionando. Até o início de 1970, a revolução do computador estava começando a tomar posse, e a demanda por software foi rapidamente superando a capacidade do programador para produzi-los.

Post A Comment:
0 comments: